Clicar aqui para abrir o GARE
GARE:
Gestor de Atividades e Recursos Educativos
Visita de Estudo à nascente do Rio Alviela
Designação da atividade | Visita de Estudo à nascente do Rio Alviela |
---|---|
Escola | Escola Básica Fictícia |
Tipologia | Visitas de Estudo |
Data de início | 24-02-2011 |
Data de término | 24-02-2011 |
Departamentos | Ciências Sociais e Humanas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 200 - Português e Estudos Sociais/História 290 - Educação Moral e Religiosa Católica 400 - História 410 - Filosofia 420 - Geografia 430 - Economia e Contabilidade 530 - Educação Tecnológica |
Dinamizadores | Professoras de Geografia, História, Educação Visual; Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas |
Público-Alvo | 6ºA / 6ºB / 6ºC |
Breve Descrição | Visita de Estudo à nascente do Rio Alviela; Carsoscópio – Centro de Ciência Viva do Alviela; Grutas e/ou Pegadas de Dinossáurios |
Objetivos | - Motivar os alunos para o gosto pelas diferentes disciplinas através de um contacto com a realidade. - Sensibilizar os alunos para a importância da preservação do património histórico-cultural e natural. - Conhecer a nascente do rio Alviela. - Conhecer o Climatógrafo onde é possível assistir em 3D à passagem das estações do ano e às diferenças que estas imprimem no curso de água. - Perceber os aspectos dominantes do clima da bacia de alimentação do rio Alviela. - Identificar aspectos geomorfológicos das paisagens cársicas. - Relacionar a fauna e a flora existentes com o relevo da região. - Compreender a importância da água no processo de formação do relevo cársico. - Pesquisar sobre os locais a visitar. - Articular conhecimentos de Geografia, História, Ciências da Natureza, Educação Visual e Ciências Físico-químicas. - Elaborar um texto sobre a visita, a incluir no Jornal da Escola. - Desenvolver a capacidade argumentativa e assertiva; - Desenvolver atitudes de cidadania. |