Visita de Estudo à nascente do Rio Alviela

Designação da atividadeVisita de Estudo à nascente do Rio Alviela
EscolaEscola Básica Fictícia
TipologiaVisitas de Estudo
Data de início24-02-2011
Data de término24-02-2011
DepartamentosCiências Sociais e Humanas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas200 - Português e Estudos Sociais/História
290 - Educação Moral e Religiosa Católica
400 - História
410 - Filosofia
420 - Geografia
430 - Economia e Contabilidade
530 - Educação Tecnológica
DinamizadoresProfessoras de Geografia, História, Educação Visual; Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas
Público-Alvo6ºA / 6ºB / 6ºC
Breve Descrição Visita de Estudo à nascente do Rio Alviela;
Carsoscópio – Centro de Ciência Viva do Alviela;
Grutas e/ou Pegadas de Dinossáurios
Objetivos - Motivar os alunos para o gosto pelas diferentes disciplinas através de um contacto com a realidade.
- Sensibilizar os alunos para a importância da preservação do património histórico-cultural e natural.
- Conhecer a nascente do rio Alviela.
- Conhecer o Climatógrafo onde é possível assistir em 3D à passagem das estações do ano e às diferenças que estas imprimem no curso de água.
- Perceber os aspectos dominantes do clima da bacia de alimentação do rio Alviela.
- Identificar aspectos geomorfológicos das paisagens cársicas.
- Relacionar a fauna e a flora existentes com o relevo da região.
- Compreender a importância da água no processo de formação do relevo cársico.
- Pesquisar sobre os locais a visitar.
- Articular conhecimentos de Geografia, História, Ciências da Natureza, Educação Visual e Ciências Físico-químicas.
- Elaborar um texto sobre a visita, a incluir no Jornal da Escola.
- Desenvolver a capacidade argumentativa e assertiva;
- Desenvolver atitudes de cidadania.